Município realiza campanha de coleta de resíduos eletrônicos, vidros e lâmpadas

 

 

 

Durante o mês da Programação do “Junho Verde” a Secretaria Municipal de Saúde lança a campanha de coletas de resíduos eletrônicos, vidros e lâmpadas que tem por objetivo dar a destinação correta a esse material. Considerando que com alto potencial de reciclagem, o último lugar onde esses materiais devem ser descartados é no meio ambiente.

Os lixos eletrônicos, vidros e lâmpadas deverão ser deixados na garagem da Secretaria de Saúde, preferencialmente, no horário das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h, de segunda à sexta-feira, durante todo o mês de junho. O espaço onde deverão ser deixados esses materiais estará identificado, permitindo que o depósito seja feito de forma organizada pela população.

Importante destacar que, tendo em vista o que preconiza a Lei Federal 12.305/2010, em sua art. 33, inciso V, a Secretaria Municipal de Saúde não irá mais realizar campanhas para recolha de lâmpadas.

A Lei cita:

Art. 33.  São obrigados a estruturar e implementar sistemas de logística reversa, mediante retorno dos produtos após o uso pelo consumidor, de forma independente do serviço público de limpeza urbana e de manejo dos resíduos sólidos, os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de: (Regulamento)

V – Lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio e mercúrio e de luz mista;

A secretária destaca que “será a última campanha de recolha de lâmpadas realizada pelo Poder Público, tendo em vista a obrigatoriedade dos fornecedores deste produto se responsabilizarem pela recolha e destinação dos mesmos”.