Seminário Municipal discute problemática da estiagem e programas de incentivo

Na última quarta-feira (02), aconteceu um encontro na comunidade de Linha Pessegueiro, em Guarujá do Sul, e conforme Julio Della Flora, Secretário de Administração, aproximadamente 60 agricultores participaram de um importante debate sobre a problemática da estiagem que tem assolado a região nos últimos dois anos.

Na oportunidade, o extensionista da Epagri Clistenes Guadagnin, abordou conceitos e reflexões a respeito da problemática da estiagem, da conservação do solo e da importância do armazenamento de água nas propriedades rurais.

O encontro contou com a apresentação dos programas lançados recentemente pelo Governo do Estado para contribuir com as famílias do meio rural catarinense com medidas de incentivo financeiro, subsídios nas taxas de juro na busca de crédito e até valores com abatimento, como forma de estímulo aos produtores para o enfrentamento de problemas provocados pela estiagem.

Os agricultores participaram de uma visita à propriedade do agricultor Rodrigo Birck, na Linha Barro Preto. O produtor tem instalado um sistema de armazenamento de água com cisterna escavada em solo, em que armazena aproximadamente 300 mil litros de água.

A visita proporcionou o conhecimento prático de uma experiência bem-sucedida e serviu como estímulo em construir uma cisterna para os produtores que tem problemas com armazenamento de água.

A atividade foi idealizada e desenvolvida pela Administração Municipal através da Secretaria Municipal da Agricultura e pela Epagri, contando com a parceria de instituições como a Cooper Alfa, Cooper Flor, Cresol, Sicoob, Banco do Brasil e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

O prefeito Claudio Junior Weschenfelder avalia de forma positiva a adesão, participação e interesse dos agricultores para conhecer as diferentes possibilidades de implantação de armazenamento de água, tendo em vista que as estiagens poderão ser constantes na nossa região e com o aumento significativo dos rebanhos bovinos e suínos surge uma necessidade cada vez maior de armazenar água nas propriedades rurais.

O extensionista Municipal da Epagri, Leonir Dilly, menciona sobre a importância de apresentar os programas existentes no Governo do Estado e os esclarecimentos por parte da municipalidade guarujaense que pode conscientizar e sensibilizar os produtores sobre a necessidade de uso e manejo correto do solo, armazenamento de água por meio de caixas d’água ou mesmo por meio de cisternas escavadas em solo.

O vice-prefeito Noé Benetti complementa dizendo que o debate sobre a água se torna cada vez mais importante, necessário e estratégico, e que município deve pensar de forma mais profunda medidas que possam proporcionar a preservação de nascentes e de matas ciliares.

Weshenfelder finaliza dizendo que por meio do Programa Guardar Água que foi regulamentado por Lei Municipal, aprovada e sancionada em 2020, é possível subsidiar integralmente até 10 horas/máquinas destinadas à escavação para construção de cisternas, e a doação de calhas para instalação em caixas d’água, além da doação de até 10m³ de pedra rachão para utilizar nas proteções de fontes modelo Caxambú.